sexta-feira, dezembro 08, 2006

Gerir o sofrimento

Todos os estados de espírito,
felizes ou infelizes a que nos habituamos,
têm tendência para se intensificarem.
Se nos habituarmos a ver apenas o aspecto doloroso
do mal que nos causam os acontecimentos e os seres,
chegará o dia em que o mais insignificante contratempo,
provocará um sofrimento infindo.
Como esse sentimento se intensifica com o hábito,
por fim, quase tudo o que nos aconteça
acabará por nos afligir e a felicidade deixará de ter lugar.

Dodrupchen Rinpoche

Para além dos nossos sofrimentos inevitáveis, tais como a doença, a velhice, a morte, a separação, a dor, o acidente... existe uma grande dose de dor e ansiedade que vem por acréscimo, construído por nós desnecessariamente. Preocuparmo-nos excessivamente com o que vai acontecer, acharmos vítimas de tudo e de todos não serve de nada, não alivia a dor nem traz bem-estar a ninguém. Na verdade é um acto de masoquismo "inconsciente".
Sabemos também que avaliar e aconselhar os outros torna-se muito mais fácil. Quando o sofrimento, a dor ou a desgraça nos "bate à porta", mais difícil é-nos gerir o nosso próprio sofrimento e encontrar o caminho mais certo para ultrapassá-lo.
Uma atitude correcta e construtiva de cada um perante o sofrimento, permite-nos enfrenta-lo com mais serenidade e sabedoria, sem nos sobrecarregarmos com mais sofrimento do que aquele que é impossível evitar. Ou seja, manter uma ética de vida correcta sobre os grandes obstáculos da nossa vida.
Penso que assim encontramos o caminho para a nossa felicidade. Ao contrário, esta e a nossa satisfação pessoal permanecerão eternamente numa pura miragem.
Há alguns anos atrás, eu li algo que nunca esqueci. Dizia assim: "Quem passou pela vida e não sofreu, passou pela vida e não viveu." Nunca mais esqueci. Porque o sofrimento pode chegar um pouco mais tarde, mas chega sempre. De diversas e múltiplas maneiras.
Habitualmente pensamos que ser feliz é não sofrer. Esta realidade empede-nos de atingir a felicidade, uma vez que vivemos num mundo onde o sofrimento impera e não há nada que o derrote. Há que reflectir sobre esse sofrimento, as suas verdadeiras causas e aprender a conviver com ele, afim de o transformar e transcender. No sentido de uma descoberta de uma felicidade e de uma serenidade mais autênticas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Talvez tenhas razão...talvez seja mesmo assim...talvez tenha k tomar uma atitude idêntica! Sofro tanto, será que ainda terei de sofrer mais para atingir o caminho da felicidade? Não sei...Vou andando e vou vendo! Espero por dias melhores! Beijo grande. Bom fim de semana! :-)

mfc disse...

Sabemos que somos felizes apenas a espaços... mas quando isso acontece agarremos o momento com ambas as mãos e façamos dele uma eternidade!

Anônimo disse...

O LIVRO DA VIDA....

As páginas da vida,
são cheias de surpresas...
Há cápitulos de alegrias,
mas também de tristezas...
Há mistérios e fantásias,
sofrimentos e decepções...
Por isso não rasgue páginas
e nem pule cápitulos,
Não se apresse em
descobrir os mistérios ,
Não perca as esperanças,
Pois muitos dos mistérios
são que fazem um final feliz...
E nunca se esqueça do principal...
No livro da vida...
O AUTOR É VOCÊ!!!
Ola amiga,
venho dar uma espreita.
Como sempre teu cantinho continua lindo,
cheio de carinho e bom gosto.
Tambem mudei o meu blog da uma espreita
muda os links.
Desde ja te agradeco,
Tambem te quero desejar
um final de semana cheio
de luz,paz e amor.
Beijos fica com Deus

Jorge disse...

Sei que vou caie no lugar dito comum, mas a verdade é que tem que se ir vivendo a vida...
...dia após dia!
Nem tudo é demasaido bom...
...nem mau!

Beijinhos

Anônimo disse...

Passo para deixar apenas aquele beijinho sincero e os votos de um bom resto de semana! Obrigado pelo carinho deixado no meu cantinho. ;-)

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu anjo,

Esta já não é a primeira vez que cá venho embora só conheça a tua casa há muito pouco tempo, já me apaixonei pelas tuas verdades e emoções.
Hoje ao ouvir estas tuas palavras sobre "Gerir o sofrimento", fiquei petreficado com tudo que dizes, pois vai de encontro ao que penso, pois acho que temos que saber gerir o sofrimento, mas também esta é única maneira de alcançarmos a tão almejada felicidade, pois só ultrapassando estes obstáculos que a vida nos coloca é que cresceremos interiormente e aprenderemos a dar valor ás coisas que se nos colocam na vida.
Amei a frase que partilhas connosco "Quem passou pela vida e não sofreu, passou pela vida e não viveu." , pois é a mais pura verdade.
Obrigado.
Aproveito para te desejar um resto de um lindo fim de semana e uma semana cheia de luz em teu coração.
Bjokas mil e xi - corações.